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Atividade Física

Atividade Física como Complemento à Formação Integral do Universitário Unespiano

Resumo
 
O objetivo desse projeto é demonstrar como a atividade física pode se constituir como um elemento essencial para a formação integral do universitário, principalmente dos discentes da Universidade Estadual Paulista. Contribuindo, para melhorar as condições do aprendizado, sobretudo ao desenvolver a capacidade discente de trabalhar em equipe. Paralelamente, buscaremos também mobilizar a comunidade acadêmica contra diversos males que afligem nossos jovens universitários, tais como o álcool e as drogas.

Introdução
-Por que a preocupação com o sedentarismo?
- Quais são os benefícios da atividade física?
- Como é feita a escolha da atividade física adequada?
- Atividade física para universitários; praticantes ou aqueles que  nunca tenham praticado qualquer tipo de atividade física.

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre exercício e saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética à pratica de exercício físico, na verdade representavam estimulo ambiental responsável pela ausência de doença, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois são importantes e se relacionam.
A atividade física pode ser definida como um conjunto de ações que um individuo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimento corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividade mental e social, de modo que terá resultados os benefícios à saúde.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem se alastrando com bastante evidência; muitas pesquisas demonstram que a população atual  gasta  bem menos calorias do que gastavam à 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 80% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes, o colesterol alto, as drogas, as bebidas etc. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por mais ou menos 50% do risco de morte por infarto e por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, podemos dizer que a ATIVIDADE FÍSICA é assunto de SAÚDE PÙBLICA.

Na grande maioria dos paises em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2.000, que mostram que 80% da população brasileira vivem nas cidades.
Os indivíduos mais sujeito ao sedentarismo são mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo, UNIVERSITARIOS, quando as instituições não oferecem estruturas físicas adequadas (  professores ) e os indivíduos incapacitados. Observa-se que as pessoas reduzem, gradativamente o nível de atividade física, à partir da adolescência.

Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta de praticas de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores (inter-net), jogando videogames, etc.

Quais os benefícios da atividade física?
A pratica regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL- “colesterol bom” . Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças sendo importante para a redução da mortalidade associada a elas. Veja a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa, diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental a pratica de exercícios ajuda na regulação das substancias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência das drogas e na recuperação da auto-estima; auxiliando  na redução da ansiedade e do estresse, ajudando  no tratamento da depressão

A Atividade Física  pode ainda exercer efeitos no convívio social do individuo (universitário) ou não, no ambiente de  estudos, trabalho e familiar. Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde; estudos provam que as maiores incidências de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os poucos ativos. Orientamos que não é necessário se exercitar em demasia, pois comprovadamente o mínimo de atividade física para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.

COMO DEVERÁ SER FEITA A ESCOLHA DA ATIVIDADE FISICA ADEQUADA?
A escolha deverá ser feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:
Preferência pessoal: o beneficio da atividade só é conseguido com a pratica regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realiza-la. Assim não adianta indicar uma atividade que o universitário não se sinta bem praticando.

Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades e qualidades especificas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, o (universitário) pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando com atividades mais leves.
Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.
Atividades físicas em jovens e idosos
 Nesse grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também um melhor convívio social. A pratica de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia “extra normal” das crianças, ou seja a hiperatividade.

Atividades física em idosos (ou melhor idade)
 A falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das causas de baixa qualidade de vida nos idosos. Com o avança da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, de força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercícios. Está mais que comprovado que os idosos obtém benefícios da pratica da ATIVIDADE FISICA tanto quanto os jovens. Ela promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização.

Antes do inicio da pratica de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao Educador Físico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercícios em bicicletas ergométrica, natação, hidroginástica, musculação e montain-bike.
Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias:
- Uso de roupas e calçados adequados.
- Ingestão de líquidos, antes, durante e após os exercícios.
- Praticar as atividades físicas quando estiverem se sentindo bem.
- Iniciar as atividades lenta e gradualmente.
- Evitar o cigarro e medicamentos para dormir.
- Alimentar-se até duas horas antes do exercício.
- Respeitar seus limites pessoais.

Atividade física durante a gestação
 È necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período. Uma melhor capacidade cardiorrespiratória facilita a realização das atividades domesticas; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e no trablaho de parto. Alem disso, é de extrema importância a auto-estima, a convivência com outras gestantes e os sentimentos de segurança e de felicidade.

Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação na circulação e no controle da respiração.Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.
As atividades físicas mais recomendadas às mulheres grávidas são:

Caminhadas:
è muito bom para a preparação para o parto, já que melhora a capacidade cardiorrespiratória e favorece o encaixe do bebe na bacia da mãe. O ideal é caminhar pelo menos 3 vezes por semana , cerca de 30 minutos.
Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção apenas alguns nados são liberados durante a gestação.

Hidroginástica:
são os mais indicados para as gestantes.

Alongamento:
ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.

Considerações  Finais sobre a Atividade Física.
Para finalizar devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado.
 A Atividade Física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e tem seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram , melhoram o nível de energia, a disposição e saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida!
 O que precisamos ressaltar è o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia a dia, como subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem de carro, passeios no bosque(parque). A palavra de ordem é MOVIMENTO.

Parte deste trabalho eu pensei em fazer uma apostila e distribuir na Av. das Esmeraldas; pois quando faço caminhadas, eu vejo a necessidade de tentar ajudar aquelas pessoas que estão andando muitas sem saber o porque; muitos faziam parte do percurso correndo, sem estarem condicionados, e estarem devidamente orientadas e liberadas para determinados tipos de atividades, podendo sofrer um infarto ou coisa parecida.
Minha experiência de vida esportiva me diz que poucos sabem correr corretamente, até mesmo os grandes atletas nas várias modalidades, não possuem uma técnica de corrida ideal, pois nas escolas os professores e treinadores também desconhecem o que fazer para melhorar a técnica da corrida; e isso é muito sério.

Quando  comecei a dar aulas de Educação Física na Unesp,prestei o Concurso para Professor de Educação Física, tinha grupos de alunos que não sabiam correm ou até mesmo segurar uma bola de qualquer modalidade esportiva, além do que tinham dificuldades de coordenação etc; bem hoje não é muito diferente não, os jovens sabem que precisam se exercitar, porque o colega diz, ou assiste na TV; mais não tem uma orientação adequada, pois não procuram seus médicos, ou professores para orienta-los. A saúde no mundo está doente, nossos governantes precisam acordar e se preocuparem com a saúde, e o antídoto ou a melhor prevenção de doenças é através dos ESPORTES para quem tem oportunidades; ou qualquer outra atividade física  para as pessoas comuns.

Na Unesp a pratica desportiva obrigatória não existe, quando eu prestei concurso em 1981 a pratica desportiva era obrigatória ou seja, o aluno somente se formava se tivesse em seu currículo 60hs aulas de Educação Física, em 1997 se não me engano tudo mudou extinguiram os cargos de Professores de Educação Física, que passaram a ser Técnicos Desportivos por livre pressão do Reitor e os Professores que estavam para se aposentarem (antigos), e se acabaram a obrigatoriedade da Pratica Desportiva, o reitor da época dizia que quem quisesse fazer Esportes teria que ser atletas, ou  fazer o Curso de Educação Física (absurdo). Em 1985 os professores se reuniram e iniciaram os Jogos Inter-Unesp, o primeiro foi em Rio Claro, ouve mais uns dois e o Reitor não deu mais verbas para se continuar com os Jogos. Os alunos sabendo da necessidade da integração entre os vários cursos da Unesp tiveram a iniciativa e começaram a organizar os Jogos Inter-Unesp, os Diretores dos Campus não ajudavam e não dispensavam os alunos para as disputas era a maior confusão. Hoje os Jogos Inter-Unesp é , digo, esta perto de ser uma realidade, reúne mais de 20.000 alunos nas cidades sedes, e o atual reitor sabe da importância deste evento e prometeu faze-lo parte integrante do calendário escolar da Unesp.

Outro absurdo que sempre comento, é que mesmo a Unesp possuindo 3 cursos de Graduação e Pós de Educação Física, na grade curricular a disciplina não existe, inclusive os cargos de antigos Professores de Educação Física, hoje Técnicos Desportivos assim que todos se aposentarem serão extintos, creio que de todos os Campus existem ainda em torno de 4 Técnicos Desportivos, que não fazem nada, pois não são prestigiados, alem de os campus não possuírem nada em instalações esportivas, sito como exemplo o de Marilia que apoiado pela atual direção estamos tentando fazer algo, através da Pratica Desportiva, usando o esporte como parte integrante e importante na formação de nossos alunos, afastando-o da ociosidade, drogas e outras...

Resumindo : A estrutura física esportiva da Unesp, praticamente não existe, conforme é do conhecimento de todos, fizemos uma reforma da quadra para amenizar e nossos alunos poderem utilizar com as nossas atividades. O mini-campo de futebol  deverá ser aumentado futuramente, assim como será construído uma pista oficial de Atletismo em volta do campo.
Nunca na historia da Faculdade fora feito tantos eventos esportivos como atualmente, foi criado a Comissão de Esportes que gerencia toda a atividade física do campus, em contra partida temos uma atlética (alunos) bastante dinâmica, mais um pouco desorganizada..., esperamos para o ano melhorar-mos nossas instalações esportivas como:

1- Construção da arquibancada (3 degraus) ao lado da nossa quadra Poliesportiva.
2- Aumento do campo de futebol (campão)
3- Construção da pista de atletismo
4- Construção de vestiários no Campo
5- Construção da Quadra de Areia, para Voleibol , Fut/vôlei e Futebol de areia

A experiência de vida no meio esportivo (Fazer um diagnóstico da questão do esporte na Unesp: pontos críticos e positivos). , pois, como diz o provérbio latino "Mens Sana in Corpore Sano" (Corpo são, Mente sã).

Justificativa
A.
 Referencial Teórico
B. Relevância da Pesquisa

Objetivos

1. Identificar as estruturas físicas existentes nos campus da Unesp voltadas ao desenvolvimento de atividade físicas;

Plano de Trabalho

1. Para alcançar o objetivo 1 vamos:

Cronograma

As partes 1 e 2 do Plano de Trabalho serão realizadas durante o primeiro semestre de 2010.
As partes 3 e 4 do Plano de Trabalho serão realizadas durante o segundo semestre de 2010.

Referência Bibliográfica

PFDU (Programa de Formação Desportivo Universitário)

Nelson Tamura
Educador Físico e Pedagogo
FFC/Unesp Marilia - SP

 

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